Lei de autoria do deputado Drº Eugênio que prevê alergia alimentar foi sancionada

224

Medida foi proposta pelo deputado estadual Dr. Eugênio no ano passado após audiência pública que debateu o assunto”.
Fica instituída a Semana Estadual de Conscientização sobre a Alergia Alimentar, a lei n°11.237/2020, foi apreciado de forma favorável pelo executivo estadual, em outubro deste ano. As ações serão realizadas anualmente na terceira semana de maio com ciclos, palestras e eventos relativos ao tema, visando à identificação da alergia alimentar, sua prevenção e o tratamento médico adequado, além de ações educativas.
Em sua justificativa ao temo o deputado resume o que é alergia alimentar “Pois bem, é uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito”, explicou.
Além disso, Dr. Eugênio é autor do projeto de lei nº 842/2019, “Alimentação inclusiva”, que institui a obrigatoriedade de alimentação especial para portadores de necessidades nutricionais.
“O tema deve ter bastante destaque em nosso estado, pois muitas pessoas sofrem com a alergia alimentar sem conhecer o assunto de fato”, explicou o deputado.

Deixe uma resposta