Novo teste vai diagnosticar Covid-19 em 15 minutos

A eficácia do teste foi assegurada pelo governador Mauro Mendes (DEM), durante coletiva nesta terça-feira (26), no Centro de Triagem na Arena Pantanal, em Cuiabá.

212

Foto: Michel Alvim

O Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal, superou a marca de 100 mil pessoas atendidas em seis meses de funcionamento. Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, a unidade de triagem passará a utilizar um teste de detecção do coronavírus mais moderno e eficaz.

O teste a ser incorporado ao protocolo de triagem é o de pesquisa de antígeno que, assim como um teste rápido, acusa o resultado em 15 minutos. Contudo, essa nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26.01), o governador Mauro Mendes enfatizou que a testagem via antígeno é mais assertiva na detecção do vírus. “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, dentro do mesmo tempo de 15 minutos que o anterior. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Já o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a qualidade do novo teste. “Surgiu esse novo teste de alta qualidade e com uma assertividade muito maior. Por meio dele, diminuiremos a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos”.

Deixe uma resposta