PF cumpre mandados em MT contra financiadores de bloqueios em rodovias

5

Da Redação

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6) a Operação Parada Obrigatória, para cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, com objetivo de aprofundar as investigações e a coleta de provas referentes aos financiadores de movimentos que bloquearam rodovias federais após as eleições presidenciais de 2022.

As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso. Os alvos são de Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e Campo Grande (MS). Durante a ação, houve uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, em Pontes e Lacerda.

A ação investiga o bloqueio realizado na BR-174, em Pontes e Lacerda, feito por manifestantes após as eleições. Os protestantes, segundo apurações da PF, teriam agredido e ameaçado motoristas que tentavam furar os pontos de bloqueio, além da reiterada desobediência a policiais que buscavam liberar o trânsito.

Os líderes, financiadores e demais participantes desse movimento podem responder por crimes previstos no código penal, dentre eles: constrangimento ilegal (art. 146), lesão corporal (art. 129), incitação ao crime (art. 286), associação criminosa (art. 288), abolição violenta do estado democrático (art. 359-l), dentre outros. Essas penas, somadas, passam de 13 (treze) anos de prisão.

Os materiais apreendidos serão submetidos à análise e perícia, para prosseguimento das investigações com o objetivo de identificar e apontar elementos de responsabilização de todos os envolvidos nas ações criminosas.

Fonte: Muvuca Popular

Comentários estão fechados.