Como manter um ambiente de trabalho mais seguro?

Powered by WP Bannerize

17

Douglas Sampaio Pereira

Durante o mês de abril, a campanha de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho e a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais ganha destaque. O Abril Verde surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

De acordo com a Previdência Social, foram notificados quase oito milhões de acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses acidentes, os homens representam mais de cinco milhões casos, enquanto as mulheres correspondem a pouco mais de dois milhões. Considerando isso, em 2011, os homens tiveram uma taxa de acidentalidade de 70,86%, e em 2022, houve uma taxa de 64,16%.

É fundamental compreender que o Abril Verde não se limita apenas a um período de conscientização. A data serve como um lembrete constante da necessidade de promover a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em todos os setores da economia.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os treinamentos de segurança desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na proteção dos trabalhadores. Eles devem acontecer de forma periódica de acordo com as normas reguladoras (NRs) de conscientização sobre os riscos ocupacionais. Além disso, as adoções de medidas preventivas são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Dados alarmantes revelam a gravidade da situação no Brasil em relação à segurança do trabalho. A taxa de óbito devido a acidentes de trabalho também se mostra preocupante, com 1 óbito acontecendo a cada 3 horas no país. O Brasil é o quarto país que possui maior taxa de mortalidade no trabalho, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

A adesão dos trabalhadores aos EPIs nem sempre é garantida. Para enfrentar esse desafio, é essencial oferecer treinamento adequado, garantir a disponibilidade e o conforto dos equipamentos, além de promover uma cultura organizacional que valorize a segurança no trabalho.

Entender a importância do Abril Verde e as medidas necessárias para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores são fundamentais para construir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos. Essa é uma questão de responsabilidade social e humanitária que todas as instituições, empresas, órgãos e outros precisam ter.

Douglas Sampaio Pereira, professor de engenharia civil e especialista em estruturas de concreto armado.

Deixe uma resposta