Prefeita confirma 1º caso de coronavírus em Chapada dos Guimarães e vai mandar fechar comércio que não cumprir decreto 25/2020

485

Dos cinco municípios que confirmaram o primeiro caso da Covid-19 neste sábado (4) está a cidade turística de Chapada dos Guimarães. A prefeita Thelma Oliveira (PSDB) já avisou que vai fortalecer as ações para garantir o isolamento social e impedir a propagação do novo vírus. Para isso, contará com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Tutelar. A Prefeita vai apertar comerciante para atender decreto 25/2020 com possibilidade de fechar estabelecimento que não cumprir as regras municipais.

Em pronunciamento na noite de sábado, Thelma pediu ajuda da população no combate à doença que já fez  uma vítima fatal em Mato Grosso, um homem de 54 anos de Lucas do Rio Verde.

“Precisamos fortalecer o isolamento social e para isso conta com a parceria da Polícia Militar e do Conselho Tutelar para que todos permaneçam em casa, os bares fechados. As pessoas precisam entender que só há uma maneira de coibir esse vírus, que é fazendo a limpeza das mãos, usando máscara, se protegendo e protegendo a pessoa que está ao seu lado. E também, é lógico, fazendo o isolamento social. Precisamos da ajuda de cada. Isso é fundamental nesse momento para que não aconteçam mais casos”.

Na sexta-feira, considerado o aumento significativo de casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 e a demora no procedimento de confirmação ou descarte dos casos suspeitos, a prefeita já havia anunciado a adoção de medidas restritivas.

No município estão proibidas atividades que provoquem aglomeração de pessoas, tais como: parques públicos e privados; piscina pública foi interditada; festas, inclusive em residências privadas; feiras; academias; ginásios esportivos e campos de futebol; missas, cultos e celebrações religiosas e outros eventos e atividades que demandem aglomeração ou reunião de pessoas.

As padarias não poderão servir alimentos para consumo no local. É vedado o uso de mesas pelos clientes dentro do estabelecimento.

Covid-19 em Mato Grosso

Além de Chapada, já possuem casos confirmados da Covid-19 Cuiabá (37), Rondonópolis (6), Várzea Grande (4), Tangará da Serra (4), Sinop (3), Nova Monte Verde (1), Nova Mutum (1), Alta Floresta (1) e Campo Novo do Parecis (1).

 

Deixe uma resposta