1º Simpósio sobre autismo vai debater ações de conscientização da doença em MT

574

A Assembleia Legislativa realiza no dia 2 de abril o “1º Simpósio de Políticas Públicas: Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso”, a pedido do deputado estadual Wilson Santos, no teatro Cerrado “Zulmira Canavarros”, nesta Casa de Leis, das 8h às 18h.

Desde 2008, o dia 02 de abril é uma data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como dia Mundial de Conscientização do Autismo. A cor azul é usada pela incidência maior em meninos, onde, segundo levantamento feito nos Estados Unidos, que para cada quatro meninos, existe uma menina com a síndrome.

De acordo com coordenadora da Ação Azul em Mato Grosso, Juliana Maria Silva Fortes, no Brasil ainda não existe um levantamento sobre dados estatístico sobre o autismo. “Enquanto a gente não tem esses dados, nós não conseguimos passar essas informações ao Poder Público, e, com isso, avançar em políticas públicas. Essa falta de informação oficial, soa como descaso”, disse a coordenadora.

O Tea (Transtorno do Espectro Autista) ainda continua uma incógnita para a ciência. “Pesquisas mostram que até o ano de 2025, a cada 45 pessoas nascidas, uma nascerá com autismo, e isso é muito preocupante”, alertou Fortes.

Diante dessa situação, a Ong Ação Azul, com apoio do Grupo Nobre Austista, Movimento Orgulho Autista e a Liga Acadêmica do Transtorno do Especto Autista, solicitou ao deputado Wilson Santos um debater sobre o assunto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Por ele ser professor e sensível à causa, nós recorremos ao deputado Wilson Santos para ajudar a construir um evento que pudesse chamar a atenção do poder público e da sociedade. Este Simpósio visa buscar alertar os pais e nossos governantes em dar mais atenção em acolher famílias tão carentes e profissionais por falta de informação e conhecimento do tema”, ressaltou a coordenadora.

Em 2012, a Lei 12.764, conhecida por Berenice Piana, passa reconhecer o autismo como uma deficiência, estendendo aos autistas, para efeitos legais, todos os direitos previstos para pessoas com algum tipo de deficiência.

Para Wilson Santos, a repercussão do evento já chegou a outros estados.

“Esse evento já chegou a Rondônia,  Acre, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santos, São Paulo, Santa Catarina, pessoas que virão a Cuiabá, porque teremos palestrantes de nível internacional. Nós estamos prevendo mais de mil pessoas no dia 2 de abril, das 8h às 18h”, diz o parlamentar.

Segundo o deputado, o autismo deve ser tratado com muita sensibilidade e responsabilidade.

“Nós temos crianças com 7, 8 anos que não conseguem comer, alimentar sozinhas. Temos crianças que vão ao vaso sanitário, defecam e passam no rosto, no cabelo, todos os dias. Imagine a vida da mãe de uma criança dessas, do pai. Muitas delas são amarradas em casa, no pé da cama. Algumas crianças são tratadas como animais, muitas vezes piores que animais. E esta Casa não pode se furtar a este debate”, comentou Wilson Santos.

PALESTRANTES

O evento contará com a presença de quatro palestrantes de renome internacional.

Marta Relvas – Neurocientista – A professora é bióloga, doutora e MS em psicanálise, neuroanatomista, neurofisiologista, psicopedagoga e especialista em bióetica.

Adilson de Souza – Psicólogo clínico, natural de São Paulo, viajou por diversos países da África realizando trabalhos voluntários. No Brasil adquiriu uma vasta experiência no atendimento ao autista. Tem se destacado pelo o seu olhar apreciativo por quem cuida, Fazendo um trabalho diferenciado com atendimento psicoterápico  especializado para as mães de autistas.

Lucelmo Lacerda – Doutor em Educação, Pós-doutorando em Educação Especial pela UFSCar, pesquisador em autismo e inclusão e autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”.

Elvis Lira da Silva – Pós-doutorado Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, IINN-ELS.  Doutorado e Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduação Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT TENDO experiência na área de Física, com ênfase em Neurofísica.

INSCRIÇÃO

Para participar do Simpósio, a pessoa interessada deve trazer um quilo de alimento ou um pacote de fraldas e fazer a sua inscrição no link abaixo e garantir o certificado de carga horária de 8 horas: https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/

Deixe uma resposta