Prefeito bate bola no Dutrinha e passa atender nas dependências do estádio municipal

31

Foto: Gustavo Duarte

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, transferiu simbólicamente o seu gabinete para o Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, na manhã de hoje (31).  O gestor manteve uma intensa agenda e acompanha os últimos detalhes antes do início da programação oficial de entrega, que terá início a partir das 17h30 de hoje (31).

O chefe do Executivo Municipal lembrou a importância histórica que o complexo esportivo representa à população, palco de grandes craques do futebol cuiabano. “Hoje o Dutrinha completa 70 anos. Participou de grandes encontros dos povo cuiabano, anos 50,60,70, onde Cuiabá não tinha uma estrutura de grandes ginásios, que pudessem receber variados tipos eventos e o Dutrinha era essa ‘mãe’ de todos os eventos, mas sua grande marca é ser o templo do futebol cuiabano. Hoje estamos todos irmanados e muito orgulhosos comemorando seu aniversário”, elencou.

O calendário de festividades abrange nesta segunda-feira, a partir das 17h30,  a chegada do prefeito, descerramento do totem e a entrega das estátuas de atletas que marcaram a trajetória do futebol regional. Na sexta-feira (04), começa às 17h, com a entrega de homenagens a 50 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas do Estado, acompanhada de apresentações artísticas, uma partida de futebol infantil, uma partida de futebol feminino e o jogo entre a Câmara Municipal de Cuiabá x Câmara de Várzea Grande.

A grande atração encerramento acontece no sábado (5) com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem a presença do público.

Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões. A nova roupagem é composta por vestiários modernos, postes de iluminação, gramado compatível, muros, medidas de seguranças adequadas, acessibilidade, propiciando, de modo geral, o acesso dos frequentadores às partidas.

O vice-prefeito e secretário municipal de Obras, José Roberto Stopa, também acompanhou de perto os trabalhos e  reiterou a qualidade da obra,  devolvendo de forma completa, o estádio à comunidade.

“Hoje vamos estar aqui, uma semana cheia de compromissos. Recebemos a missão por parte do prefeito de entregar um Dutrinha diferente, requalificado e moderno e é isso que estamos fazendo. Vamos ter uma sonorização e placar novas, vamos entrar um estádio como deve ser, respeitando os nossos torcedores”, pontuou Stopa.

Entusiasmado, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, afirmou que a data entrará para o calendário de Cuiabá, abrigando os torcedores de forma segura e confortável. “Cuiabá tem muito a comemorar. O nosso Dutrinha está de volta, à disposição da população. A secretaria assume a responsabilidade de gerenciar e fazer com que ele continue sendo a casa do futebol cuiabano”, disse.

O templo vai reverenciar, em forma de bustos em tamanho real, os nomes de Fulepa, Fernando Ferreira Leite (Goleiro do Mixto), Avião, Albino Gonçalves dos Santos (zagueiro do Dom Bosco), e Bife, José da Silva Oliveira (centro avante do Operário de Várzea Grande).

Representando a Câmara Municipal, o vereador e presidente, Juca do Guaraná Filho (MDB), frisou o respeito do legislativo ao esporte, contribuindo para busca de melhorias. “Para nós estamos aqui é muito importante, como representante do povo cuiabano. Parabenizo o prefeito Emanuel Pinheiro e toda sua equipe pela reintegra, que tanto representa o futebol mato-grossense”, declarou.

Não se limitando apenas a inauguração, o Dutrinha cumprirá daqui para frente um importante papel na sociedade local, fomentando a inclusão social infantil por meio de programas esportivos como Bom de Bola, Bom de Escola e o Lapidando Craques.

“Vamos não somente fortalecer o ensino e a aprendizagem em sala de aula, mas dar oportunidade aos bons de bola de serem preparados para o futebol cuiabano e mato-grossense e até o brasileiro. O Dutrinha será o palco onde olheiros, poderão estar aqui acompanhando essas crianças, testando suas categorias para grandes clubes do país”, completou Pinheiro.

A primeira agenda do prefeito em seu novo gabinete, contou com a participação do vice-prefeito de Várzea Grande, José Anderson Hazama (DEM) e presidente do Operário Várzea-grandense, Dudu Campos, onde debateram os últimos ajustes da presença do time em campo.

Estiveram presentes também o secretário de Governo, Luis Cláudio, diretor presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlucio Rodrigues e o vereador Mario Nadaf (PV).

Dutrinha 

O estádio tem o nome do cuiabano nato, Eurico Gaspar Dutra, que deixou sua marca na política brasileira, sendo o único presidente da República oriundo de Mato Grosso, entre os anos de 1946 e 1951. As arquibancadas tem a capacidade máxima para comportar até sete mil pessoas por jogo.

Deixe uma resposta