Defesa Civil alerta para clima seco e altas temperaturas nos próximos meses

27

A Prefeitura de Cuiabá, por meio Defesa Civil do Município, faz um alerta a população sobre os riscos causados à saúde em decorrência da baixa umidade relativa do ar e ocorrências de queimadas urbanas e incêndios florestais. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar em Cuiabá deve variar nos próximos dias acompanhada das altas temperaturas podem passar dos 36ºC.

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforça as recomendações para a que população aumente os cuidados, especialmente com as crianças e idosos, a começar pela ingestão de líquidos. Também deve ser evitado as atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Usar hidratantes para a pele e umidificação do ambiente.

A Defesa Civil reforça ainda sobre a proibição de queimadas em áreas urbanas e rurais do município, que além de ser considerada crime ambiental, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos, também pode aumentar os riscos à saúde, principalmente, no período de estiagem.

As equipes disponibilizam os canais de atendimento para o recebimento de denúncias pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Deixe uma resposta