Boa Esperança do Norte se prepara para eleger prefeito e vereadores em 2024

13

O Supremo Tribunal Federal (STF), aprovou na última nesta sexta-feira (6), a criação do município Boa Esperança do Norte, que era distrito do município de Sorriso, região norte de Mato Grosso. A decisão aumenta o número de cidades para 142 no estado, que no ano que vem, elegerá um prefeito e 9 vereadores.

O novo município receberá 360 mil hectares de área da cidade de Nova Ubiratã. Outros 20% serão compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso.

Boa Esperança do Norte foi criado, mas não instalado, pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000. Naquele mesmo ano, por unanimidade, acompanhando o voto do desembargador Flávio Bertin, o TRE acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que declarou a cidade por um mandado de segurança, inconstitucional a lei de criação do município de Boa Esperança do Norte.

A decisão implicou no cancelamento das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, uma vez que Boa Esperança do Norte não havia se desvinculado do município de Sorriso.

Deixe uma resposta