Assut-MT reafirma empenho para evitar reajuste de passagens nos ônibus em MT

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A diretoria da Associação dos Usuários dos Transportes Coletivos do Estado de Mato Grosso (ASSUT-MT), reafirmou nesta quinta-feira (23), a iniciativa da entidade classista de ingressar com uma ação pública coletiva e uma outra popular, para evitar o aumento das tarifas nos transportes urbanos em Mato Grosso.  Os membros da Assut-MT se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil) e articularam o apoio do legislativo na causa dos usuários dos transportes.

Os associados esclareceram, que o reajuste na tarifa só pode acontecer, após a universalização das melhorias no sistema coletivo de transportes. “Enquanto não houver atenção aos principais quesitos de qualidade no transporte público, não podemos admitir reajustes tarifários no setor”, disse o presidente da AssutMT, Pedro Aquino.

“Essa ideia e totalmente descabida e sem base legal vamos entrar com um pedido oficial na Arsec, na prefeitura de Cuiabá e com pedido no MP para que seja bloqueado todo e qualquer aumento na tarifa de transporte público de Cuiabá até que se universalize 100 por cento com ar condicionado o transporte público de Cuiabá”, afirmou Pedro Aquino.

A diretoria apresentou o resultado de uma pesquisa da UFMT referente as questões no transporte público em Cuiabá e segundo, Pedro Aquino, somente 20% da frota de ônibus urbanos tem ar condicionado. “É uma pesquisa da UFMT que revela o contraste do que se fala de até 40% da frota atender a população com ar condicionado”, disse Aquino.

Conforme Eduardo Botelho, o sistema de transporte urbano tem que mudar, no sentido de atender as necessidades dos usuários dos coletivos na cidade. “A fiscalização da prefeitura é fraca e vamos mudar isso. A agencia reguladora tem que ser mais atuante, além da lotação dos ônibus e horários de deslocamento, a regularidade dos pagamentos para as empresas”, assegurou Botelho, durante conversa com os associados.

A Assut também está inserida nas discussões da ampliação das linhas no projeto do BRT para atender várias regiões na capital. Além do VLT e a criação da MT-030, que ligará Cuiabá a Chapada dos Guimarães via Ponte de Ferro, encurtando em 30 quilômetros o trajeto entre as duas cidades.

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