Médicos-veterinários se unem em prol do desenvolvimento da profissão, da saúde e do bem-estar animal

10

Foto: VetFamily

Ao levar seu animal de estimação para atendimento médico-veterinário, seja ele curativo ou preventivo, a maioria dos tutores espera alta qualidade dos serviços com custo adequado. Um desafio tanto para o tutor, que nem sempre consegue avaliar os parâmetros da qualidade assistencial, quanto para o médico-veterinário, que busca oferecer os melhores recursos equilibrando despesas e investimentos no seu empreendimento, muitas vezes de forma intuitiva e pouco planejada.

O cuidado com a saúde animal vai muito além do atendimento clínico e cirúrgico: nos bastidores dos serviços prestados estão as gestões administrativa, financeira e de recursos humanos, além de todo o gerenciamento técnico diretamente relacionado aos resultados dos procedimentos dentro de uma clínica ou hospital veterinário. O desafio diário, porém, é que os médicos-veterinários são formados tecnicamente para a profissão e não para gestão. Esta realidade foi a motivação para o surgimento de uma comunidade internacional, VetFamily, criada por médicos-veterinários que uniram forças para desenvolver o setor em todo o mundo.

“De forma resumida, o nosso principal papel é oferecer soluções inteligentes em parcerias para compras de produtos e insumos, serviços de apoio à gestão e acesso à inovação, além de colaborar com a ampliação do conhecimento por meio de conteúdos de alto valor e networking”, explica o Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger. O modelo de negócios, já consolidado em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, reúne a expertise de executivos para buscar soluções que facilitem, qualifiquem e desenvolvam os serviços médicos-veterinários, elevando suas eficiências e rentabilidades.

A conexão da indústria e de prestadores de serviços aos médicos-veterinários impacta diretamente na saúde dos animais. “Os membros VetFamily contam com uma equipe que trabalha por eles proporcionando negociações, que resultam em economia e qualidade de produtos, insumos e serviços, e facilitando o acesso a tecnologias de ponta em diversas áreas, como diagnósticos e serviços digitais. Apoiamos os veterinários e, desta forma, colaboramos com a melhoria da assistência à saúde e do bem-estar do animal e do tutor”, comenta Berger.

Balanço anual

As iniciativas executadas pela comunidade e os resultados alcançados em seu primeiro ano de atuação no Brasil refletem a demanda que havia no setor. Mais de 1.000 clínicas e hospitais veterinários, onde trabalham mais de 3.400 médicos-veterinários, aderiram à VetFamily. Para eles, a comunidade celebrou contratos e negociações com mais de 20 empresas parceiras e promoveu diversos eventos, como palestras e workshops, e inúmeros encontros on-line. ”Juntos, esses estabelecimentos veterinários faturam em torno de R$ 1 bilhão e realizam mais de 1,5 milhão de consultas, cerca de 50 mil cirurgias eletivas e mais de 1,5 milhão de exames diagnósticos anualmente”, relata Berger, ressaltando o impacto na saúde animal no mercado brasileiro.

“A VetFamily foi uma surpresa. Além das vantagens financeiras e das intermediações em negociações, temos contato facilitado e diário com colegas do Brasil inteiro para troca de informações sobre protocolos de atendimento e debates de assuntos que envolvem a profissão e que refletem positivamente em nossa rotina de atendimento”, conta a médica-veterinária e proprietária do Centro Veterinário Assunção (São Bernardo do Campo/SP), dra. Ana Lígia Mantovani.

Gigantes da indústria internacional farmacêutica, como a Boehringer Ingelheim, Elanco e Vaxxinova, e de consumíveis veterinários, como a Kruuse (Covetrus), estão na carteira de parceiros da comunidade. Já no setor de serviços, destaque para líderes de mercado como a Finpet, no setor de sistemas de pagamento, e a OnePet, em soluções de ERP e gestão para clínicas, hospitais e pet shops, além de outros parceiros em áreas como diagnósticos (Seamaty e Foco Vet), equipamentos (Vet Line e Tropus Vet) e identificação animal (Animall Tag).

Pioneirismo e inovação tecnológica também estão presentes na seleção de parcerias, como Onvet, em nutrição especializada; Box4Pets, mais amplo painel de testes genéticos do país; DrogaVET, primeira rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil; GoVETS, plataforma de telemedicina veterinária, e a Signal Pet, inteligência artificial em radiologia, que chegará ao país em breve, por meio da VetFamily.

Deixe uma resposta