Lobo-guará ferido foi resgatado e levado ao veterinário

9

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, nessa sexta-feira (02.02), na Comunidade Tropical, em Sorriso (a 397 km de Cuiabá), com ferimentos. O resgate foi feito pela equipe da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), após contato dos moradores. O lobo-guará adulto foi encontrado deitado em um barracão, com uma das patas traseiras ferida, o que o impossibilitava de andar.

Os bombeiros utilizaram um cambão para o resgate, garantindo a segurança de todos os envolvidos. Em seguida, o animal foi cuidadosamente colocado em uma caixa apropriada para o transporte de animais silvestres. Após a captura, o lobo-guará foi encaminhado para atendimento veterinário especializado no município, onde irá receber os cuidados necessários, até estar em condições físicas de retornar à natureza.

Espécie ameaçada de extinção

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir um metro de altura e mais de 20 quilos. É da família dos canídeos e pertence a um gênero composto por uma única espécie.

É uma espécie emblemática da fauna brasileira e está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos.

Deixe uma resposta