Atletas do Olimpus MT se destacam, após incentivo de R$ 12 milhões ao esporte

7
O Governo de Mato Grosso já investiu cerca de R$ 12 milhões em auxílios para atletlas e técnicos beneficiados pelo Programa Olimpus MT, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Implementada em 2020, a iniciativa busca valorizar e incentivar o trabalho de esportistas mato-grossenses, e somente neste início do ano já possibilitou vários destaques, convocações e medalhas para Mato Grosso.

Somente neste início de ano, 13 atletas mato-grossenses foram convocados para competições e treinamentos a nível de Seleção Brasileira. Exemplo disso é a atleta Lissandra Maysa, de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá), que ganhou medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia. A esportista atingiu a marca de 6,49m no salto em distância. Atualmente, Lissandra participa de uma temporada indoor europeia, que teve início em 2 de fevereiro e se estende até 4 de março.

Os atletas de Barra do Garças (512 km de Cuiabá) Jânio Marcos Varjão e João Pedro Alves disputam o Campeonato Pan-Americano de Cross Country, que será realizado no próximo sábado (24), na cidade de San Juan Opico, em El Salvador. A competição é classificatória para o mundial de Cross Country, que ocorre em março, na Sérvia.

Outros bolsistas que tiveram seus nomes em destaque são os atletas Bárbara Martins, do vôlei de praia, e Raphael Duarte, do wrestling, convocados para as seleções brasileiras nas suas respectivas modalidades. Raphael também compõe a equipe permanente de base e vive a experiência de morar, treinar e estudar no perímetro do Centro de Treinamento no Rio de Janeiro. Tanto Bárbara quanto Raphael têm uma trajetória de bons rankings e campeonatos importantes.

A Secel também apoia atletas paralímpicos, como é o caso de Israele Gomes e Larissa Sousa, do goalball, e Arthur Cavalcante, Érika Cheres e Rayfran Mesquita, do judô.

Competindo na categoria J1 (cego total), a judoca Érika Cheres Zoaga afirma que a bolsa do programa Olimpus MT foi fundamental para que ela chegasse ao momento atual, na reta final de uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Deixe uma resposta