Foto: FottoGrafei
O prefeito de Juscimeira, Alexandre Russi (PSB), apresentou recentemente, aos vereadores, um projeto criando o Inventário Turístico e o Plano Municipal de Turismo do município. O objetivo é desenvolver o setor na cidade e atrair mais visitantes para a cidade. O plano é para ampliar a oferta turística, melhorar a infraestrutura e qualificar a mão de obra e gerar impactos positivos na economia local.
O assunto chamou atenção, durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores da cidade, com a presença da vice-prefeita Silvanei Cavalheiro, vereadores, secretários, empresários ligados ao turismo, representantes da sociedade civil, além de consultores e palestrantes do Sebrae.
O projeto foi elaborado em conjunto com diversos setores, como o Sebrae/MT e inclui diretrizes como: Fortalecimento da governança, otimizar a gestão do turismo, envolvendo a prefeitura, o conselho municipal de turismo e outras entidades.
A proposta valoriza o patrimônio e visa proteger e promover o patrimônio cultural e natural da cidade, como atrativos ambientais.
A qualificação da oferta turística se dá por ações para melhorar a infraestrutura com a sinalização, pavimentação e acesso à internet, além de capacitação de empreendedores.
Durante sua fala, o prefeito Alexandre Russi destacou a importância do momento para a cidade, ao se referir ao equilíbrio financeiro que promoveu desde sua posse em janeiro deste ano.
“Hoje demos o primeiro passo para transformar o turismo de Juscimeira em fonte de desenvolvimento, geração de emprego e renda. Com a parceria do Sebrae, o apoio dos vereadores, empresários e da comunidade, construiremos juntos um plano estratégico que colocará nosso município em evidência no estado, no Brasil e até mesmo fora dele. Nada supera o trabalho, e este é o início de um novo ciclo para Juscimeira”, avaliou o prefeito.
A consultora do Sebrae, Rejane Pasquali, ressaltou o significado do encontro.
“Nosso papel é apoiar o município no levantamento da oferta turística, através do inventário e também, na construção do Plano Municipal de Turismo. Esse momento marca o ponto de partida desse processo. A partir daqui, iniciaremos o contato com a comunidade, o reconhecimento das potencialidades e a aplicação da metodologia que será desenvolvida nos próximos cinco a seis meses em Juscimeira”, explicou Rejane.
O secretário municipal de Turismo, Bruno Araújo, também reforçou a relevância da iniciativa.
“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo de Juscimeira. Esse é o pontapé inicial de uma longa caminhada. Agradeço ao prefeito Alexandre Russi por apoiar essa pauta, que considero uma das mais estratégicas para o município. Como ele mesmo costuma dizer, temos um verdadeiro diamante a ser lapidado e faremos isso juntos, escrevendo uma nova história para a nossa cidade”, destacou o secretário.