A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, lançou o curso gratuito de defesa pessoal “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana”, uma iniciativa voltada a promover segurança, autoestima e fortalecimento emocional das mulheres da capital. As aulas terão início a partir de segunda-feira (1º), em dois polos: às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, na 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, em frente à Praça Alencastro; e às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, na sede da Secretaria da Mulher.
O projeto “Lutadoras” é realizado pela Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, e conta com aulas ministradas pela professora e faixa-preta de jiu-jitsu Polyanna Souza de Araújo. Ao todo, 80 mulheres participam desta primeira edição, entre elas Rafaela Chireia, que destacou a importância de ter acesso a um espaço de aprendizado e proteção.
Para Samantha Iris, a iniciativa é uma ferramenta de transformação pessoal e coletiva. “Aprender a se defender não é só sobre força física, mas também sobre fortalecer a autoestima, a saúde emocional e a confiança. Esse curso é um espaço de cuidado, conhecimento e fortalecimento para todas as mulheres cuiabanas”, afirmou a primeira-dama.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, destacou que o projeto “Lutadoras” superou as expectativas e já registra fila de espera para próximas turmas. Ela ressaltou que a ação nasceu de um ideal da primeira-dama. “É um projeto sonhado e cuidado em cada detalhe pela nossa primeira-dama. Agradeço pelo apoio e pela dedicação que ela tem dado às pautas das mulheres.”