Prefeito sugere “porrada” em quem insistir fazer queimadas em Cuiabá

6

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) respondeu com indignação aos questionamentos sobre multas e campanhas orientativas para que queimadas sejam evitadas nas áreas urbanas e rurais em Cuiabá. “Acho que a melhor campanha é um pedaço de pau nas costas de quem toca fogo de forma criminosa, mas infelizmente não podemos fazer isso. Mas, orientamos que ao verem esse tipo de irregularidade, mandem nos endereços da prefeitura que vamos notificar e multar a pessoa”. As declarações com tom de insatisfação de Abílio foram feitas, durante o anúncio nesta quarta-feira (29), da campanha Junto Por Cuiabá Sem Queimadas, na Praça Alencastro, em frente a sede da prefeitura, no centro de Cuiabá. A iniciativa é uma parceria entre o governo de Mato Grosso e a prefeitura da capital, envolvendo a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. “Todos sabem que não podem fazer isso. Alguns até ganham dinheiro com isso”, argumentou o prefeito.

A prefeitura recebeu do governo, caminhões pipas entre outros maquinários, um investimento acima de R$ 1,8 milhão, para atender as ocorrências nas áreas rurais e urbana do município.  Para evitar queimadas urbanas e rurais, Abílio encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores da capital, para ser aprovado, após o recesso parlamentar, prevendo multas e punições aos infratores. A além disso, a iniciativa assegura apreensão de veículos circulando com parte de vegetação para o descarte em lugares não autorizados destinados as queimadas. “Não é falta de conscientização. O projeto prevê apreensão de veículos e multas para os envolvidos”, afirmou o prefeito.

De acordo com o comandante-geral do CBMT, Coronel Flávio Gledson, alertou para o aumento das queimadas em relação ao ano passado, em função das condições climáticas. “A tendência é termos mais focos de queimadas. Porém, estamos nos atuando em conjunto com as prefeituras para essas eventualidades”, garantiu o coronel.

O secretário municipal da Defesa Civil, Alessandro Borges avaliou como positiva a participação da prefeitura com os órgãos de defesa civil do Estado. “Há tempo que não víamos essa parceria, mas desde o ano passado iniciamos e para este ano ampliando os trabalhos em defesa de toda a população”, afirmou Alexandro.

Deixe uma resposta