MPE usará drones para fiscalizar e flagrar compra de votos nas eleições

258

ALERTA TOTAL

Compra de votos, derrame de santinhos nos locais de votação, transporte irregular de eleitores e boca de urna estão entre as principais condutas que serão objeto de investigação neste domingo (07), dia das eleições. Em todo Estado, promotores eleitorais estão trabalhando em sintonia para circular nas seções eleitorais e registrar qualquer irregularidade. Na Capital, drones do projeto “Água para o Futuro”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, serão utilizados como reforço na fiscalização.

“O VAN (Veículo Aéreo Não Tripulável ) executará uma missão pré-determinada em que serão realizadas filmagens por câmeras de alta resolução acopladas aos quadricópteros a uma altura que possibilitará a identificação de veículos e pessoas”, explicou o coordenador do projeto Água para o Futuro, promotor de Justiça Gerson Barbosa.

Os cidadãos também exercem papel fundamental para o sucesso da fiscalização. Qualquer pessoa que presenciar a ocorrência de condutas vedadas pela Justiça Eleitoral podem registrar e encaminhar para os órgãos competentes. De acordo com procuradora regional Eleitoral, Cristina Melo, no MPF haverá sala de atendimento ao cidadão para o recebimento de denúncias. Ela também sugere ao eleitor que leve a sua “cola” de casa para evitar abordagens indevidas.

“Todas as pessoas que querem eleições mais limpas podem contribuir com o trabalho de fiscalização. É possível, inclusive, guardar o sigilo do denunciante, mas o fato noticiado deve trazer os elementos necessários para a identificação do responsável pela conduta irregular. Existem ainda os aplicativos , a exemplo do pardal, para encaminhamento de denúncias”, ressaltou a procuradora regional Eleitoral.

O promotor de Justiça Eleitoral, Miguel Slhessarenko Júnior, destaca que existe uma força-tarefa desde o início do ano atuando em prol das eleições. O trabalho é coordenado pela Procuradoria Regional Eleitoral, já que as eleições ocorrem em nível estadual e federal.

Ele lembra ainda que no domingo não será permitido manifestações públicas em locais de votação. “O eleitor somente poderá fazer  manifestação silenciosa e individual,  com a utilização de boné, adesivo ou camiseta. Os candidatos também não poderão adotar medidas que causem transtornos nos locais de votação”, explicou.

Atuação: O procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, enfatizou que, em todo o Estado, os promotores estão empenhados em contribuir para assegurar que o processo democrático ocorra com lisura e a vontade popular seja respeitada.

“Vivemos um momento muito importante que exige cautela e respeito  entre os cidadãos. Esperamos que neste domingo a vontade expressada nas urnas prevaleça e seja aceita por toda a população de forma pacífica”, ressaltou Curvo.

Fonte: GD

Deixe uma resposta