Em Jaciara, assassinato de líder rural pode estar ligado à disputa de terra

268

Liderança de trabalhadores rurais sem terra e presidente do PCdoB em Jaciara (distante 143 km ao sul de Cuiabá), Afonso João Silva, 56, foi assassinado no assentamento Resnacer União da Vitória, localizado no município, nas margens da rodovia BR-364.

Vizinhos chegaram a ouvir um disparo, em seguida o silêncio, contudo, avisaram à família. O crime ocorreu na manhã deste sábado (15).

“Tragédia! Hoje no início da manhã, Afonso João Silva, presidente do PCdoB de Jaciara, foi assassinado!”, disse o dirigente estadual do PCdoB, Sérgio Negri, em sua página no Facebook. Dezenas de amigos e militantes comunistas lamentaram o crime.

“Minha solidariedade à camarada Inês pela trágica perda do irmão e a todos os familiares e amigos. É preciso apurar os fatos com rigor, prender os assassinos e eventuais mandantes e condená-los exemplarmente. De fato, perdemos um grande lutador das causas populares, uma liderança que há mais de 15 anos organizava a resistência dos acampados que lutavam por um pedaço de terra para plantar e produzir”, disse o servidor público Miranda Muniz, também da direção do partido comunista no Estado.

“Era uma disputa por uma área da União e que havia sido grilada pela USINA PANTANAL, do poderoso Grupo Naoum.

Eu, particularmente, enquanto oficial de justiça federal, cheguei a ir no local para cumprir uma ordem de reintegração de posse, a qual não se concretizou por a empresa conseguiu suspender a reintegração na Justiça. ” Espero que a apuração da tragédia elucide os fatos…”, acrescentou Miranda Muniz.

A perícia ainda não divulgou detalhes sobre o disparo que tirou a vida do líder do assentamento. Também não há informações sobre o velório do comunista. 

Deixe uma resposta