Idosos a partir de 80 anos devem tomar a quarta dose da vacina contra o covid-19

31

A partir desta terça-feira (22), todos os idosos a partir de 80 anos estão liberados para tomar a quarta dose da vacina contra o coronavírus. A decisão de aplicação de mais uma dose de imunizante para este grupo foi publicada na Resolução CIB/MT Ad Referendum nº 23, de 18 de março de 2022.

A coordenadora da campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar, Valéria de Oliveira explica que, de acordo com a Resolução CIB, as pessoas a partir de 80 anos deverão tomar a quarta dose 4 meses após terem recebido a dose de reforço (terceira dose). “O documento orienta que a quarta dose dos idosos seja feita com a vacina Astrazeneca. Importante destacar que pessoas que tenham problemas de trombose não devem tomar este imunizante. Neste caso a aplicação será feita com Coronavac ou Pfizer”, disse.

Aqueles que já estiverem no prazo para tomar a quarta dose e forem do grupo contemplado devem comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde que aplique a vacina para adultos, munidos do cartão de imunização e de um documento pessoal. Segundo a Resolução CIB, este público é de 7.846 pessoas na capital mato-grossense.

A coordenadora relembra que grande parte da população está atrasada para tomar a terceira dose, chamada dose de reforço e faz um apelo para que continuem com o esquema vacinal. “Até o momento atingimos apenas 30% de aplicação da dose de reforço (terceira dose) em toda a população adulta. Precisamos que estas pessoas também procurem os locais de vacinação, para reforçar a imunização. A pandemia ainda não acabou, por isso ainda não podemos baixar a guarda”, finaliza Valéria.

Deixe uma resposta