O asteroide que vai colidir com a Terra chama-se Bennu e não tem localização avaliada

No Brasil um dos maiores asteroides da América Latina caiu e onde hoje é o com diâmetro de 40 km, situado na divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás

Powered by WP Bannerize

6

História por Stars Insider

Pesquisadores determinaram a data precisa em que um asteroide pode atingir a Terra, carregando consigo uma potência equivalente à de 22 bombas atômicas. Este objeto celeste, chamado Bennu, se aproxima mais e mais do nosso planeta a cada seis anos. Os cientistas acreditam que 24 de setembro de 2182 será a data em que há um risco real de colisão entre a Terra e o asteroide.

A estrutura de impacto de um dos maiores ateroides no Brasil caiu onde hoje é o município de Araguainha e é facilmente identificável por satélites graças ao seu contorno circular com diâmetro de 40 km, situado na divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás. Essa é considerada a maior cratera de impacto da América do Sul.

Apesar da data potencial do evento apocalíptico estar longe, atualmente a NASA está envolvida em intensos esforços para desviar o asteroide Bennu de sua rota e está entrando na fase final dessa missão. Há sete anos, a agência espacial americana lançou uma sonda em direção ao asteroide com o objetivo de coletar amostras, com a esperança de que as informações coletadas pudessem ajudar a evitar um possível encontro catastrófico.

No entanto, asteroides atingiram a Terra muitas vezes ao longo dos anos. Confira na galeria a seguir alguns dos impactos mais significativos. Um está localizado no Brasil. Sabe onde fica?

Deixe uma resposta