Frota das locadoras de veículos cresceu 5% no Mato Grosso

0

No último ano, a frota das locadoras que atuam no estado do Mato Grosso cresceu 5%, saindo de 8.478 para 8.908 automóveis. O crescimento aparece no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2026, lançado no último dia 5, em Cuiabá. A pesquisa tem o aval do banco de informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

No Brasil, o levantamento mostra que a maior parte dos automóveis das locadoras é formada por carros pequenos, que são 35,9% do total. “Aqui no Mato Grosso esse perfil é um pouco diferente, já que as picapes lideram a composição da nossa frota com 26,2% do total, seguidas pelos hatches com 22,6% e pelas SUVs com 21,8%”, diz o diretor da ABLA no Mato Grosso, Presley Medeiros.

No estado, 33,1% dos 8.908 automóveis das locadoras têm a marca Fiat, seguida pela Volkswagen (12,5%) e pela Chevrolet (12,1%). Além disso, a pesquisa identificou que há 985 empresas atuando com locação de veículos no Mato Grosso, sendo 728 locadoras de automóveis e mais 257 alugando outros meios de transporte (como caminhões, ônibus ou motos).

Ainda conforme a pesquisa da ABLA, 60% da frota das locadoras mato-grossenses atende empresas e órgãos públicos, com o turismo e a locação para motoristas de aplicativos respondendo por 40% do aluguel no estado.

Compras de carros 0 km

No Brasil, a ABLA apurou que as empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do último ano, 628.970 automóveis. “No Mato Grosso, as locadoras compraram 2.386 unidades durante todo o ano de 2025”, acrescenta Medeiros.

No último ano, a Fiat também ficou com o primeiro lugar entre as montadoras que mais venderam carros para locadoras mato-grossenses, com 50% do total. A Volkswagen aparece em seguida, com 10,8%, e a Chevrolet com 9,5%. Nacionalmente, a Fiat é a líder de participação na frota do setor de locação, com 26,6% do total de 1.717.848 carros de locadoras.

Deixe uma resposta