Piracema resulta na apreensão de 2,6 mil kg de pesca ilegal e multas de R$ 318 mil

A Sema apresentou balanço do período de defeso da piracema, entre 1º de outubro de 2021 e 31 de janeiro de 2022

43

da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com as forças de segurança, intensificam a fiscalização nos rios de Mato Grosso. Foram apreendidos, até novembro de 2021, cerca de 1.800 cevas fixas, 327 redes de pesca, 2.607 kg de pescado ilegal, e aplicadas R$ 318 mil em multas.

Durante o período de defeso da piracema, entre 1º de outubro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, em que a pesca é proibida nos Rios de Mato Grosso, são utilizados drones para flagrar a pesca ilegal, fiscalização fluvial, barreiras em estradas estratégicas para coibir o transporte ilegal, e também a verificação de estoques de recursos pesqueiros em restaurantes, pousadas e hotéis.

Nos rios que fazem divisa com outros estados a proibição da pesca vai até o dia 28 de fevereiro de 2022, um mês mais tarde que em Mato Grosso, de acordo com o calendário nacional. Isso se aplica a 17 Rios, entre eles, o Juruena, Teles Pires ou São Manuel, Capitão Cardoso, Tenente Marques, Iquê, Cabixi, Guaporé, Verde e Corixo Grande pertencem à Bacia Amazônica que fazem divisa os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e o país da Bolívia.  Esse período é o mesmo para os Rios Paraguai, Itiquira, Piquiri, Correntes, do Peixe e Ribeirão Furna, da Bacia do Paraguai, que fazem divisa com Mato Grosso do Sul.

Denúncias

A pesca predatória e outros crimes ambientais devem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-065-3838, no site da Sema, por meio de formulário, nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.

Deixe uma resposta