Antonio Bosaipo propôs ampliar o programa Terra Brasil em MT

20

O candidato a deputado federal Antonio Bosaipo anunciou que vai trabalhar pela efetivação do acesso à terra por pequenos agricultores familiares, dentro do Programa Terra Brasil em Mato Grosso. Ele recebeu o presidente da Associação de Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar Terra Nativa Ezequiel Salomão da Silva. A associação congrega mais de 5 mil famílias em diversos municípios de Mato Grosso.
“Vamos trabalhar para que as famílias tenham mais acesso ao Terra Brasil, gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, e melhoria da qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e permanência no campo para os agricultores familiares” afiançou Antonio Bosaipo.
De acordo com o presidente da associação, há recursos disponível em Brasília para fomento da compra de terras e Mato Grosso precisa avançar nessa efetivação. Segundo ele, entre os municípios com proprietários dispostos à venda de fazendas dentro do programa estão Poconé (com 3 fazendas), Jangada (02), Várzea Grande (2), Alto Paraguai (3) e Santo Antônio do Leste (2). “Temos terras disponíveis, proprietários dispostos e agricultores necessitando da terra”, explicou Ezequiel.
O Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário – oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
Os recursos para os financiamentos concedidos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária. Tem prioridades trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural; e agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de propiciar-lhes o próprio sustento e o de suas famílias.

Para ter acesso, o interessado tem que ter idade entre 18 e 70 anos, ter experiência de, no mínimo, cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos ou ser jovem de dezesseis anos e menores de dezoito anos, desde que devidamente emancipado e que comprove dois anos de origem na agricultura familiar, como integrante do grupo familiar ou como aluno de escola técnica, dos Centros Familiares de Formação por Alternância, inclusive similares.

Deixe uma resposta