Fusão partidária entre Patriotas e PTB depende de decisão do STF

O deputado petebista, Cláudio Ferreira prefere não comentar sobre especulações em torno da fusão das duas siglas  

22

O deputado Claudio Ferreira (PTB) evitou qualquer tipo de comentários em torno da possibilidade de fusão entre o PTB e o Patriotas, para a criação do novo partido Mais Brasil, com vistas às eleições municipais de 2024. O parlamentar prefere aguardar a decisão do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). “Só podemos saber o que fazer a partir de uma decisão do TSE. Não existe nada de concreto, mas muitas especulações”, disse Cláudio.

A fusão partidária entre o Patriotas e o PTB se tornou necessária depois que as duas agremiações não conseguiram atingir a cláusula de desempenho nas eleições proporcionais de 2022. Elas perderam o acesso ao Fundo Partidário, tempo de TV e estrutura de liderança na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Pela regra, os partidos devem eleger pelo menos 11 deputados federais em 9 Estados ou ter, no mínimo, 2% dos votos válidos para a Câmara. Saiba o que perderão os atingidos pela cláusula de desempenho. Nas eleições gerais em 2 de outubro do ano passado, somente 13 partidos cumpriram a cláusula. Enquanto o Patriota elegeu 4 deputados, o PTB conquistou só uma cadeira.

 

Deixe uma resposta